A equipe da Margem Cinema Brasil deseja que 2019 seja um set de grandes parcerias e com memoráveis produções.
***
A produtora começa o ano muito feliz com o resultado do edital sobre Documentário Infância e Juventude, do MINC, que contemplou o longa-metragem documental Andriele com o investimento pleno para a sua produção, sendo o único projeto do sul do Brasil.
Andriele é um documentário-ensaio de 80 minutos, com direção de Elisa Pessoa, sobre uma adolescente de 14 anos, que quer sair do campo, e migrar da zona Rural para a zona urbana de Dom Pedrito, um município com 39 mil habitantes na região de fronteira entre Brasil e Uruguai, no RS, onde noventa por cento da população é urbana, embora viva o campo como uma espécie de “mito fundador” da sociedade local. Um campo rico e forte no agronegócio e uma cidade com sinais relacionados à pobreza: desemprego, violência, tráfico de drogas, mortalidade infantil e a migração da força de trabalho para outras cidades.
Andriele, a personagem, é filha de Mara e Alfeu que trabalhavam como empregados de estâncias cuidando da pecuária, mas com o avanço do agronegócio as fazendas foram sendo arrendadas para o cultivo intensivo de arroz e soja e eles ficaram desempregados. Há 10 anos com as economias de toda uma vida, compraram uma pequena chácara, situada entre os latifúndios, onde produzem praticamente toda a sua subsistência: 4 árvores frutíferas, uma pequena horta, 10 galinhas, 30 ovelhas, 2 porcos, 1 burro, 4 cavalos e o gado – que, por falta de terra, encontraram na estrada municipal a solução para seguir com a criação. A família pratica uma economia própria, trocam ovos por leite, serviços por terras emprestadas, ovelha por ração, o dinheiro é coisa rara.
Mesmo vivendo no campo e longe dos centros, Andriele é como quase todo adolescente contemporâneo – vive com seu telefone, como se fosse a prolongação de seu corpo – quando tem crédito no celular, cria histories no instagram, posta selfies no facebook com legendas e faz parte de vários grupos de whatsapp. Ao mesmo tempo que ajuda seu pai na lida com os bichos e no campo e sua mãe nas tarefas da casa.
Deixe um comentário